TECOMAT INFORMA

Acreditação da Tecomat é renovada pelo Inmetro

A Tecomat acaba de dar, mais uma vez, um importante passo para assegurar a confiabilidade dos seus resultados. A empresa foi auditada por funcionários da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro e conseguiu renovar o selo dos seus laboratórios de ensaios e de calibração. Com isso, reafirmou a sua capacidade técnica de executar os serviços que oferece ao mercado e a qualificação dos seus laboratórios. “O laboratório acreditado tem a competência técnica, credibilidade e capacidade operacional que foi concedida com base na norma internacional ABNT NBR ISO/ IEC 17025, o que o diferencia outro não acreditado. Sendo o CGCRE/INMETRO um organismo acreditado brasileiro junto ao EA (European co-operation for Accreditation) e o ILAC - Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios, significa dizer que o laboratório Tecomat tem o padrão de qualidade equivalente aos países desenvolvidos”, afirma o auditor João Carlos Marques.

A acreditação é um método de avaliação voluntária, confidencial e periódica dos serviços realizados no laboratório. No processo, são analisados todos os documentos da empresa e do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como o funcionamento dos laboratórios, desde os equipamentos até os técnicos envolvidos. Ainda são checados os serviços feitos nas instalações dos clientes e os relatórios de ensaios e certificados de calibração emitidos pela Tecomat. O auditor João Carlos Marques lista algumas vantagens de um laboratório acreditado, tais como:

1- Evidência da competência técnica, pelo fato do laboratório ter sido avaliado por profissionais capacitados, com longa experiência técnica, e qualificados pela CGCRE/INMETRO.
2- Reconhecimento e aceitação internacional da sua acreditação.
3-Confiança dos clientes nos resultados dos ensaios oferecidos.
4- Autoavaliação e aprimoramento das práticas laboratoriais pela participação obrigatória e anual em atividades de proficiência.
5-Rastreabilidades e confiabilidade metrológica de seus resultados.
6 - A Engenharia Brasileira passa a contar com um laboratório capacitado e reconhecido internacionalmente.