TECOMAT INFORMA

Tecomat entre seis empresas brasileiras autorizadas a avaliar sistemas construtivos tradicionais ou inovadores

A Tecomat foi aprovada, mais uma vez, como uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA) do Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SiNAT), projeto ligado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades. Existem 11 ITAs no Brasil e apenas seis delas estão autorizadas a avaliar sistemas construtivos convencionais e inovadores, dentre elas, a Tecomat. A participação da empresa neste seleto grupo comprova a multidisciplinaridade do seu quadro técnico de especialistas e é uma conquista para toda a construção civil da região Nordeste. “A região continua dispondo de uma empresa local para avaliar o desempenho de produtos e sistemas construtivos utilizados em seus processos, sobretudo em habitações populares”, frisa o Diretor Técnico da Tecomat, Angelo Just.

Os materiais, componentes e sistemas construtivos de qualquer obra precisam ser analisados levando-se em consideração seus comportamentos em uso. Por esse motivo, ensaios de desempenho devem ser feitos para proporcionar maior qualidade às moradias. Os bancos que financiam habitações, inclusive, exigem, antes da aprovação do financiamento, que o sistema construtivo proposto seja avaliado, utilizando-se as normas de desempenho (incluindo a NBR 15575/2013) e as diretrizes do SiNAT.

As análises de desempenho realizadas pela Tecomat abrangem itens como desempenho estrutural, segurança contra incêndio, estanqueidade, segurança no uso e operação, desempenho térmico, acústico e de luminosidade, além de saúde, higiene e qualidade do ar. Fatores como funcionalidade e acessibilidade do projeto, durabilidade e manutenção, adequação ambiental, e conforto tátil, visual e antropodinâmico da tecnologia também são estudados.