NOTÍCIA

A importância dos ensaios em cimento na construção civil

Você sabia que os ensaios tecnológicos devem ser entendidos como parte fundamental na engenharia civil? Eles servem para monitorar e avaliar a conformidade dos requisitos e aplicação dos produtos, verificando se os mesmos estão de acordo com as especificações técnicas prescritas (normas regulamentadoras, NBR).

Quanto aos ensaios de cimento, o Portland é um dos materiais mais consumidos no mundo e principalmente nas obras da construção civil. Daí a necessidade de se conhecer suas propriedades (mecânicas e físicas). “Por meio destes ensaios tecnológicos, poderemos garantir que suas características resistência, durabilidade e trabalhabilidade, possam ser utilizados em diversas aplicações”, explica a gerente do laboratório e de qualidade da Tecomat, Daniela de Martino.

Analisando esses aspectos, a Tecomat realiza estes ensaios completos no tocante aos testes realizados com cimento Portland, desde seus aspectos característicos com ensaios mecânicos e físicos, bem como analisando a durabilidade de uma peça concretada, com o ensaio de Reação Álcalis Agregado e Mitigação (RAA e MRAA). Estas verificações se dão por meio do método acelerado de barras.