NOTÍCIA

Tecomat realiza treinamento sobre norma de desempenho com construtora OR

Durante quatro semanas, a Tecomat realizou um treinamento, em quatro módulos, sobre a norma de desempenho, ABNT NBR 15575, para a construtora OR. As aulas foram ministradas pelos integrantes da equipe técnica do setor de desempenho, Pedro Gois, Déborah Queiroz, Mariama Freitas, Matheus Mendonça, João Victor Braga, Otávio Joaquim, Ênio Remígio, José Victor Veríssimo e Evandro Luís da Silva, unindo teoria e prática.

O Gestor de Qualidade da OR, Emmanuel Inácio da Silva, aprovou a experiência. “Conseguimos absorver bastante o conteúdo. Houve uma troca bem bacana da equipe da OR com a da Tecomat. Os assuntos tratados geraram algumas provocações. Na verdade, não foi um treinamento apenas para capacitar, mas para gerar a discussão e lastrear a equipe com conhecimento para conseguirmos fazer uma análise mais aprofundada do projeto em relação ao atendimento. Não apenas na norma de desempenho, mas todas as correlatas que tratam dos assuntos de acústica, acessibilidade, desempenho lumínico, enfim, muitos requisitos da norma de desempenho. Foi muito proveitoso”, opinou.

Camilo Maldonado, coordenador da obra Verano (da OR - Grupo NovoNor Reserva do Paiva) compartilha da opinião de Emmnanuel. De acordo com ele, a dinâmica de treinamento da equipe multidisciplinar da Tecomat, com engenheiros de várias áreas e especialidades, foi eficaz. “Conseguiram passar os conteúdos teóricos e práticos de forma bem clara, deixando todos bem à vontade para interferir durante os treinamentos, que contaram com ensaios dentro da obra. Tivemos oportunidade de atuar com vários integrantes da OR como estagiários de engenharia, arquitetura, técnicos em edificações que participaram dos ensaios de campo, dos testes. Isso, com certeza, foi muito enriquecedor para a equipe da OR e do Verano. Certamente, teremos novos treinamentos da norma de desempenho para que possamos obter ainda mais ganho, aprendizado e troca de experiência entre OR e Tecomat”, finaliza Camilo.