Desempenho das edificações

Em um mercado tão competitivo, fazer a diferença é fazer o melhor para o seu cliente. É garantir um alto desempenho para cada unidade do empreendimento, por meio de segurança no uso e operação, funcionalidade, conforto e durabilidade.

A entrada em vigor da Norma de Desempenho das Edificações – NBR 15575 trouxe novos requisitos e critérios a serem atendidos. Essa norma prioriza o bem estar dos usuários das unidades habitacionais, definindo padrões mensuráveis para aspectos como: segurança estrutural, segurança contra fogo, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, conforto, durabilidade e manutenibilidade, por exemplo.

Serviços em Destaque

Ensaios de desempenho

Esquadrias: a estanqueidade é item obrigatório do desempenho;
Acústica: os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao nível de ruído;
Capacidade de suporte de peças suspensas: mais segurança no uso e operação;
Resistência a impactos de corpo mole e de corpo duro: mais segurança e durabilidade;
Ações transmitidas por portas internas ou externas, em guarda-corpos e parapeitos: mais segurança, conforto e durabilidade.

Modelagem de ruído

Atualmente, quem vive nas grandes cidades normalmente está exposto a níveis elevados de ruído. O limite aceitável é de 65 decibéis (dB), mas quando ultrapassa 85 dB há o risco de lesões no sistema auditivo, dependendo da exposição. Para se proteger desse mal invisível é preciso conhecer a realidade do nível de ruído do entorno do empreendimento, de forma a minimizá-lo ao máximo, para garantir o conforto e o desempenho exigido em norma.

A Tecomat realiza:

- Medição da intensidade sonora no local da obra, utilizando modelagem computacional em software específico;

- Geração de mapa acústico 3D, que indica o nível de pressão sonora incidente em cada fachada da edificação.

Análise de Projetos pela Norma NBR 15575

A partir do projeto apresentado pelo cliente, a Tecomat realiza um trabalho de consultoria de alto nível técnico, com o objetivo de auxiliar empresas incorporadoras no atendimento à norma de desempenho (NBR 15575), indicando o caminho para adequação dos itens não atendidos. São elaborados 12 relatórios técnicos com a análise detalhada do projeto, para atender os seguintes requisitos: Desempenho estrutural, Segurança contra incêndio, Segurança no uso e operação, Funcionalidade e acessibilidade, Estanqueidade, Saúde, higiene e qualidade do ar, Adequação ambiental, Conforto tátil e antropodinâmico, Durabilidade e manutenibilidade, Desempenho térmico, acústico e lumínico.